23 agosto 2008

Envenenamento por gás de cozinha

Hoje aconteceu algo que eu nunca esperei passar. Galera, fui realizar, até então, uma simples troca de bujão de gás. Já fiz isso n vezes. Notei um pequeno vazamento, pensei, retiro e coloco de novo.... pra quê.... Aquela abençoada válvula não fechou e começou um semelha de um vazamento... o desespero bateu... ao ligar para o corpo de bombeiros fui informada para, além de colocar o bujão em um ambiente arejado, pegar uma caneta big, tirar sua carga posicioná-la bem emcima e bater com força, assim recoloco a válvula no lugar.
é essencial deixar o ambiente bem arejado.
O GLP é um gás extremamente inflamável e asfixiante se aspirado em altas concentrações. A inalação prolongada pode provocar tonteira e, até mesmo a morte, se o vazamento for em local confinado e sem ventilação, por reduzir a concentração de oxigênio.
No caso de inalação prolongada do gás, a pessoa deve ser removida imediatamente para ambiente fresco e ventilado. Se houver parada respiratória, ministrar respiração artificial ("boca a boca") e encaminhar imediatamente ao médico, se for possível.
Em qualquer caso, NUNCA produza faíscas no ambiente em que houve vazamento de GLP, pois existe sério risco de explosão.

Não fume, risque fósforos, acione isqueiros ou acenda luzes, pois até mesmo o fechamento de contatos elétricos em interruptores pode provocar faíscas em quantidade suficiente para desencadear a explosão da mistura ar e gás.
Por ser mais pesado do que o ar, o GLP concentra-se ao nível do chão, ocupando gradativamente todo o ambiente na medida em que o vazamento não é estancado. Por isso remova, se possível, a fonte alimentadora de gás e abra todas as portas e janelas, tentando ventilar ao máximo o ambiente contaminado, se for esse o caso, para reduzir a concentração de gás no mesmo.

Para a extinção de incêndio com GLP como combustível deve-se usar extintor de CO2, pó químico ou neblina d'água. Em pequenos incêndios pode-se tentar abafar o foco, estancando sempre o vazamento de gás, para que o fogo não se reinicie.
Avalie bem a situação. Em vazamentos de grandes proporções, o Corpo de Bombeiros deve sempre ser chamado.

Hipertensão

Galera! Estive procurando algo sobre hipertensão para comentar aos meus hipertensos. Olha que 10 esse video:

Parabéns para a empresa que o realizou!
Vídeo Institucional feito pela Atitude Mídia Digital para a Pfizer, com tema sobre a Pressão Arterial.