11 outubro 2007

Feridas


As feridas são conseqüência de uma agressão por um agente ao tecido vivo; é toda solução de continuidade na superfície interna ou externa do organismo.

01. Classificação das feridas:

01.1. Quanto ao agente causal:

· Incisas: bordas regulares e nítidas. Causadas por facas, bisturi, lâminas... Geralmente são fechadas por sutura
· Contusas: a força do traumatismo é que causa a penetração do instrumento, são caracterizadas por traumatismo das partes moles, hemorragia e edema
· Lacerantes: margens irregulares. Ex: mordedura de cão
· Perfurantes: pequenas aberturas na pele. Ex: arma de fogo, punhal, prego

01.2. Grau de contaminação:

· Limpas: não apresentam inflamação; produzidas em ambiente cirúrgico. Exceto quando são atingidos sistemas digestório, respiratório ou genito-urinário.
· Limpas-contaminadas ou potencialmente contaminadas: há contaminação grosseira (como em corte causado por faca de cozinha), ambiente cirúrgico quando são atingidos sistemas digestório, respiratório ou genito-urinário.
· Contaminadas: há reação inflamatória; incluem feridas acidentais ou aquelas que tiveram contato com terra, fezes...
· Infectadas: apresentam sinais nítidos de infecção.

01.3. Comprometimento tecidual:

· Estágio I - caracteriza-se pelo comprometimento da epiderme apenas, com formação de eritema em pele íntegra e sem perda tecidual.
· Estágio II - caracteriza-se por abrasão ou úlcera, ocorre perda tecidual e comprometimento da epiderme, derme ou ambas.
· Estágio III - caracteriza-se por presença de úlcera profunda, com comprometimento total da pele e necrose de tecido subcutâneo, entretanto a lesão não se estende até a fáscia muscular.
· Estágio IV - caracteriza-se por extensa destruição de tecido, chegando a ocorrer lesão óssea ou muscular ou necrose tissular

Nenhum comentário: