11 dezembro 2006

ESTRESSE E RESPIRAÇÃO

A respiração iogue (pranayama) é um meio muito efetivo para lidar com o estresse da vida moderna. Entretanto, é preciso que você observe cuidadosamente como seu corpo reage a cada padrão respiratório.
Todos querem sentir-se bem, mas é preciso aprender a equilibrar sua demanda de energia e necessidade de relaxamento. As pessoas são diferentes em suas necessidades. Por isso, enquanto um padrão respiratório pode beneficiar tremendamente alguém que, por natureza, é muito agitado, o mesmo padrão poderá prejudicar outra pessoa que esteja precisando elevar seu nível de energia.
Algumas pessoas precisam relaxar antes que possam livrar-se da tensão acumulada em seus corpos, outras precisam praticar vigorosas e dinâmicas posturas (asanas) que lhes traga uma carga extra de energia para que possam seguir à frente em suas vidas com maior fluidez.
De uma forma geral, uma expiração mais longa que a inspiração, seguida de uma pequena pausa de pulmões vazios, tende a relaxar e também baixar a pressão sangüínea. Uma inspiração longa seguida de uma pausa de pulmões cheios, tende a elevar o nível de energia e também a elevar a pressão sangüínea. Nunca torne sua inspiração mais longa que a expiração sem a presença de um instrutor para guiá-lo. Isso pode gerar um esforço desnecessário ao seu coração.
Antes de se decidir por um determinado ritmo respiratório, que você encontra na tabela abaixo, tenha em mente que os ritmos vigorosos - que acrescem energia - podem deixá-lo mais tenso, caso você já seja uma pessoa mais energética. Se não estiver certo por onde começar, comece pelos padrões mais relaxantes. Então, observe-se. Se o ritmo relaxante deixá-lo muito sonolento, é possível que esteja precisando de um padrão mais vigoroso.
De qualquer forma, experimente os ritmos e observe como se sente. Um ritmo que foi ótimo para hoje pode não funcionar amanhã quando seu dia pode ter sido mais ou menos tumultuado. Entretanto, mediante a observação de si próprio, acabará por reconhecer qual pranayama* é o melhor para cada dia ou ocasião, e conseguirá tanto relaxar como sentir-se pleno de energia.

Obs: *Pranayama, significa exercício respiratório controlador de energia.

Nenhum comentário: