11 dezembro 2006

ESTRESSE E RESPIRAÇÃO

A respiração iogue (pranayama) é um meio muito efetivo para lidar com o estresse da vida moderna. Entretanto, é preciso que você observe cuidadosamente como seu corpo reage a cada padrão respiratório.
Todos querem sentir-se bem, mas é preciso aprender a equilibrar sua demanda de energia e necessidade de relaxamento. As pessoas são diferentes em suas necessidades. Por isso, enquanto um padrão respiratório pode beneficiar tremendamente alguém que, por natureza, é muito agitado, o mesmo padrão poderá prejudicar outra pessoa que esteja precisando elevar seu nível de energia.
Algumas pessoas precisam relaxar antes que possam livrar-se da tensão acumulada em seus corpos, outras precisam praticar vigorosas e dinâmicas posturas (asanas) que lhes traga uma carga extra de energia para que possam seguir à frente em suas vidas com maior fluidez.
De uma forma geral, uma expiração mais longa que a inspiração, seguida de uma pequena pausa de pulmões vazios, tende a relaxar e também baixar a pressão sangüínea. Uma inspiração longa seguida de uma pausa de pulmões cheios, tende a elevar o nível de energia e também a elevar a pressão sangüínea. Nunca torne sua inspiração mais longa que a expiração sem a presença de um instrutor para guiá-lo. Isso pode gerar um esforço desnecessário ao seu coração.
Antes de se decidir por um determinado ritmo respiratório, que você encontra na tabela abaixo, tenha em mente que os ritmos vigorosos - que acrescem energia - podem deixá-lo mais tenso, caso você já seja uma pessoa mais energética. Se não estiver certo por onde começar, comece pelos padrões mais relaxantes. Então, observe-se. Se o ritmo relaxante deixá-lo muito sonolento, é possível que esteja precisando de um padrão mais vigoroso.
De qualquer forma, experimente os ritmos e observe como se sente. Um ritmo que foi ótimo para hoje pode não funcionar amanhã quando seu dia pode ter sido mais ou menos tumultuado. Entretanto, mediante a observação de si próprio, acabará por reconhecer qual pranayama* é o melhor para cada dia ou ocasião, e conseguirá tanto relaxar como sentir-se pleno de energia.

Obs: *Pranayama, significa exercício respiratório controlador de energia.

Shantala


A Shantala é uma técnica milenar passada de geração para geração, de mãe para filha. Outro presente indiano e com toda a sabedoria do Oriente, ela é muito mais que uma técnica. É a arte de transmitir o amor através do toque de suas mãos. Desfrute da massagem totalmente e mantenha-se humilde para treinar a técnica dia após dia. Essa postura irá fazer com que amadureça em você, algo diferente, mais passivo e amoroso. Encare a massagem como uma graça divina, simples e profunda. É sempre bom lembrar que um professor, ou alguém treinado possa ensinar-lhe a técnica, proporcionando mais segurança e informação no aprendizado da massagem. Suas características são o silêncio, a concentração. Às vezes considerada meditação ou yoga para bebê, desenvolve outros tipos de diálogos entre mãe e bebê, não verbais, com os olhos, com as mãos.

ORIGENS

Técnica que teve origem na Índia, com base na Medicina Tradicional Ayurvédica e no Yoga, servindo de grande auxílio para restabelecer os laços perdidos após o nascimento.

OBJETIVOS / BENEFÍCIOS

Previne e corrige as disfunções orgânicas como cólicas ou prisão de ventre, atua no sistema nervoso central do bebê, restabelecendo o equilíbrio emocional. Também ajuda no equilíbrio das disfunções psíquicas como insônia ou excitação fazendo com que se tornem mais calmos.
Funciona com estímulo natural a resistência do corpo ás doenças. Alivia tensões nas costas, por ficar muito tempo deitado. Na shantala a criança toma consciência do corpo mais cedo, afetando positivamente na sua formação física, emocional e psicológica.

IDADE RECOMENDADA

A shantala só pode ser aplicada a partir de um mês de nascido devido a pele do bebê esta melhor preparada. Muitas vezes descama, troca de pele. Também o umbigo já esta cicatrizado. Apesar de ser um toque carinhoso, a shantala tem um toque profundo e forte, não é superficial, faz alongamentos e trabalha a musculatura e articulações. Pode ser aplicada tanto pelo pai quanto pela mãe, numa creche até profissional, tudo depende da necessidade e disponibilidade das pessoas. Recomenda-se até os sete anos.

CONTRA-INDICAÇÃO

Só não se deve aplicar quando o bebê está muito doente ou nas crises. É preventiva, mais na hora da crise não dá para aplicar. Outra contra-indicação seria para doenças de pele que impeçam o toque. Mas ela é ótima para restabelecera saúde. Também não deve ser feita na criança com estômago cheio, vazio, não deve estar dormindo, nem com frio.


LOCAL

Ao ar livre quando calor ou ambiente refrigerado. Com rotina diária, um horário separado, tranqüilo para a aplicação sem pressa.