29 novembro 2006

AIDS

Dia 01/12 é o dia mundial de combate a aids! A aids é uma doença que se manifesta através da infecção do organismo por um vírus: HIV – vírus da imunodeficiência humana. O vírus ataca as células de defesa do organismo: linfócitos T auxiliadores. Estes linfócitos que ativam os outros linfócitos que formam o exército de defesa do corpo. Assim a pessoa fica vulnerável a outras doenças oportunistas, pois seu organismo não possui defesa. O HIV age no interior das células do sistema imunológico, entrando na célula ele se integra ao seu código genético, assim se replica. As células então começam a funcionar com menos eficiência até serem destruídas. Com o passar do tempo a habilidade do organismo de se defender cai, dando oportunidade as doenças oportunistas: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de câncer, candidíase e infecções do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites, por exemplo). O período médio de incubação é estimado em 3 a 6 semanas. Compreende-se por período de incubação o intervalo de tempo entre a exposição ao vírus até o surgimento de alguns sintomas, como febre e mal-estar (fase inicial). A produção de anticorpos inicia-se de 8 a 12 semanas após a infecção. Denomina-se fase assintomática o estágio em que a pessoa infectada não apresenta qualquer sintoma. Esse período de latência do vírus é marcado pela forte interação entre o sistema imune e as constantes e rápidas mutações do vírus. Durante essa fase, os vírus amadurecem e morrem de forma equilibrada . A fase final corresponde à redução crítica de células T, tipo CD4, que chegam abaixo de 200 unidades por mm³ de sangue. Adultos saudáveis possuem de 800 a 1200 unidades. Nessa fase, surgem os sintomas típicos da aids, tais como: diarréia persistente, dores de cabeça, contrações abdominais, febre, falta de coordenação, náuseas, vômitos, fadiga extrema, perda de peso, câncer. A AIDS é transmitida através do contato sexual, da transfusão de sangue contaminado, da mãe para o bebe durante a gravidez ou na amamentação e ainda pela reutilização de seringas e agulhas entre os usuários de drogas injetáveis; Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados. No Brasil, já foram identificados cerca de 433 mil casos de aids. Este número refere-se a identificação do primeiro caso de aids, em 1980, até junho de 2006. A taxa de incidência foi crescente até metade da década de 90, alcançando, em 1998, cerca de 19 casos de aids por 100 mil habitantes. O país acumulou cerca de 183 mil óbitos por aids até dezembro de 2005.


Apesar de ser uma doença que ainda não tem cura, existe tratamento eficiente e que controla a doença. Use sempre camisinha. Não deixe de doar sangue, se você precisar de uma transfusão, o laboratório responsável sempre faz exames para qualificar a amostra. Se você suspeita de algo, compareça até a Unidade de Saúde mais próxima e solicite o exame, é gratuito!

28 novembro 2006

Anorexia

Nos último dias a mídia relatou bastante sobre Anorexia Nervosa. Você sabe o que é? Consegue identificar casos? Que tal ajudar?
Anorexia é transtorno alimentar no qual a pessoa recorre a certas estratégias para perda de peso buscando implacávelmente a magreza, o que, ocasiona um importante emagrecimento. O medo intenso de engordar, leva estas pessoas, geralmente mulheres na faixa de 12 a 20 anos, a não se alimentarem. Elas veêm os "pneuzinhos" aonde só há pele e osso. A pessoa fica desnutrida, o sistema imunológico cai podendo levar a morte.
A pessoa anoréxica sente: perda de peso em um curto espaço de tempo; alimentação e preocupação com peso corporal tornam-se obsessões; crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente magro; parada do ciclo menstrual (amenorréia); interesse exagerado por alimentos; comer em segredo e mentir a respeito de comida; depressão, ansiedade e irritabilidade; exercícios físicos em excesso; progressivo isolamento da família e amigos.
As complicações médicas incluem: desnutrição e desidratação; hipotensão (diminuição da pressão arterial); anemia; redução da massa muscular; intolerância ao frio; motilidade gástrica diminuída; amenorréia (parada do ciclo menstrual); osteoporose (rarefação e fraqueza óssea); infertilidade em casos crônicos.
A pessoa inicia uma dieta evitando os alimentos mais calóricos, depois com vômitos e até o jejum absoluto. O tratamento é a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar com apoio psicológico. è formado com uma equipe multidisciplinar com psicólogo, psiquiatra, clínico, nutricionista. O tratamento é longo. Às vezes é necessário acompanhamento por longo período.
Converse com sua filha, amiga... às vezes a busca de um padrão e beleza como a magreza das modelos hoje pode levara tristes tragédias.

Cancer

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.
Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.
Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma. Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).
O paciente, ao procurar um médico, não sabe ainda a natureza da sua doença e, assim, não procura diretamente um especialista. Setenta por cento dos diagnósticos de câncer são feitos por médicos não-cancerologistas, o que evidencia a importância destes profissionais no controle da doença.
O médico chega a uma suposição diagnóstica através de várias etapas, durante as quais deve proceder a uma análise cuidadosa, com base principalmente em seu conhecimento do caso e da patologia, olhando sempre o paciente como um todo, não se restringindo ao sistema-alvo da sua especialidade. Neste processo, toma diversas decisões, cujo acerto ou erro repercute sobre a sobrevida do paciente e/ou sua qualidade de vida. No Brasil, muito ainda tem de ser feito para que os médicos assumam a responsabilidade que lhes cabe quanto à prevenção e ao controle do câncer.

24 novembro 2006

Coração x Colesterol

Os médicos, desde 1961, tentam reduzir os índices do colesterol LDL( o mau colesterol) em seus pacientes. Este vilão (LDL) é prejudicial à saúde do coração. Neste período o aceitável era 240 miligramas, hoje é 160 miligramas para quem não tem riscos de derrame e infarto, boa saúde. Já para quem tem problemas com a máquina (o coração) é bom estar abaixo de 70 miligramas. Para atingir um patamar tão baixo, além da dieta balanceada e dos exercícios físicos, só mesmo recorrendo ao uso de remédios, sobretudo as estatinas – os medicamentos que revolucionaram a prevenção e o tratamento do colesterol alto.
“Na última edição da revista científica Annals of Internal Medicine, contudo, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, questiona a recomendação de que o ideal seja um LDL menor do que 70. Depois de analisarem os principais estudos que relacionam o mau colesterol à saúde do coração, eles concluíram que não há validade científica para essa meta. O limite de 100 miligramas por decilitro de sangue já seria suficiente, de acordo com a revisão. Há também uma corrente de médicos que defende que, sem subestimar o impacto negativo do LDL, o mais importante é aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol. De fato, altas taxas da substância – mais de 50 miligramas em mulheres e mais de 40 em homens – estão associadas a uma diminuição significativa do risco de doenças cardiovasculares. A cada 1% de aumento do HDL, há uma queda de 3% nas probabilidades de ocorrência de distúrbios cardiovasculares.”
A principal função do LDL é a de entupir as artéias, formando placas e fazendo com que as artérias percam a elasticidade. Já o HDL “varre” estas placas – quando estão no início, também exerce funções antioxidantes e antiinflamatórias – suas moléculas protegem a parede dos vasos e impedem o surgimento das lesões que facilitam o depósito de gordura nas artérias, além de ser anticoagulante! Portanto, se houver mais HDL, melhor! O curioso é que as bases que sustentam a tese de que o HDL alto é tão ou mais importante do que o LDL baixo se encontram em um estudo epidemiológico que está para completar sessenta anos: o realizado com a população da cidade americana de Framingham, em 1948. De acordo com esse levantamento, homens com HDL menor do que 52 têm o dobro de risco de infartar, quando comparados com aqueles com HDL acima desse patamar. Entre as mulheres, a probabilidade de um evento desse tipo, nessas condições, é quatro vezes maior. Elas, aliás, são as que mais sofrem com os efeitos de um HDL baixo.
Um dos principais fatores de risco para o coração, ainda é a hipertensão, mas o controle do colesterol tem um impacto muito maior na prevenção dos distúrbios cardiovasculares. Com a redução do colesterol ruim, diminui-se a incidência de infartos e derrames em 30% a 50%. Há no mercado medicamentos que reduzem o colesterol ruim, mas não há nada que venha aumentar o colesterol bom.
A melhor forma de aumentar as taxas do colesterol bom é livrar-se do excesso de triglicérides (um tipo de gordura) no sangue. É indispensável a prática regular de exercícios aeróbicos, como corrida, natação e caminhada, de três a quatro vezes por semana. Para quem está acima do peso, um bom regime ajuda a aumentar o HDL em até 20%.
Boa Sorte!

22 novembro 2006

Transtornos de Humor - Depressão

Transtornos de Humor são doenças psiquiátricas resultantes de alterações químicas no cérebro e que levam a uma perturbação no humor, sendo a ansiedade e a depressão as mais freqüentes.
Hoje no Brasil são mais de 12 milhões (ansiedade) e 9 milhões (depressão) de pessoas que apresentam estas doenças.
Os Transtornos do Humor estão divididos em Transtornos Depressivos (“depressão unipolar”), Transtornos Bipolares e dois transtornos baseados na etiologia – Transtorno do Humor Devido a uma Condição Médica Geral e Transtorno do Humor Induzido por Substância.
Quero comentar algo sobre Depressão ou Hipotimia.
A depressão é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.
Verifica-se o aumento da reatividade e sensibilidade para os sentimentos desagradáveis, podendo variar desde o simples mal-estar, até o estupor melancólico, ou seja, uma apatia extrema por melancolia. Caracteriza -se essencialmente por uma tristeza profunda, normalmente imotivada, que se acompanha de lentidão e inibição de todos os processos psíquicos. Em suas formas leves a Depressão se revela por um sentimento de mal-estar, de abatimento, de tristeza, de inutilidade e de incapacidade para realizar qualquer atividade. São pessoas com idéias de culpa, de indignidade, ruína, pecado e de auto-acusação.
O quadro clínico do estado afetivo depressivo é caracterizado pela inibição geral da pessoa, pela baixa performance global refletida pela lentidão e pobreza dos movimentos, pela mímica apagada, pela linguagem lenta, monótona e pelas dificuldades pragmáticas.
Se você conhece alguém com estes sintomas, procure auxílio médico. Em toda rede municipal de saúde em Curitiba haverá alguém disposto a te ajudar e auxiliar no tratamento.

Tipos de Humor


Em qual você se enquadra?

18 novembro 2006


Dengue: O Dia D
A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. O mosquito é muito pequeno, é escuro e rajado de branco. Pica durante o dia e se desenvolve em água parada e limpa.
Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.
Os seguintes sintomas podem fazê-lo suspeitar de Dengue:
Dor de cabeça;
Dor nos olhos;
Febre alta muitas vezes (passando de 40 graus);
Dor nos músculos e nas juntas;
Manchas avermelhadas por todo o corpo;
Falta de apetite;
Fraqueza;
Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.
Para o tratamento a pessoa com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação do médico. A pessoa não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como, por exemplo, a aspirina e o AAS.
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Ou seja: não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como:
Garrafas;
Pneus;
Pratos de vasos de plantas e xaxim;
Bacias;
Copinhos descartáveis.
Também não se esqueça de tapar:
Caixas d'água;
Cisternas;
Tambores;
Poços;
Outros depósitos de água.
Dicas
Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
Limpe as calhas e as lajes das casas.
Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a água pelo menos uma vez por semana.
Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo.
Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafaas, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.

Vamos seguir estes cuidados e manter a Dengue e o mosquito Aedes aegypti bem longe!!!
O ciclo da vida
A vida humana é freqüentemente dividida em várias etapas. Esta divisão é arbitrária, uma vez que todos os processos biológicos de modificação são lentos e progressivos – e muitas vezes coexistem uns com os outros, como o processo de envelhecimento e o de desenvolvimento, ambos se iniciando desde a concepção.
Quero comentar sobre o envelhecimento, o qual é o processo de desgaste da energia vital ao longo do tempo, um declínio da capacidade funcional do organismo. Podendo ser entendido como a consequência da passagem do tempo ou como o processo cronológico pelo qual um indivíduo se torna mais velho. Relaciona-se com a diminuição da reserva funcional, com a diminuição da resistência às agressões e com o aumento do risco de morte.
O envelhecimento é uma parte importante de todas as sociedades humanas, refletindo as mudanças biológicas, mas também as convenções sociais e culturais.
A idade é usualmente e arbitrariamente medida em anos e, na maioria das sociedades, o aniversário de nascimento é considerado um evento importante.
Mas nem pelo avanço da idade, devesse desistir de viver! A terceira idade deve ser também aproveitada! A aposentadoria não quer dizer o fim! Há pessoas idosas que se divertem muito! Namoros, bailes, excursões, diversão! Aproveite cada minuto da sua vida, independente de qual fase do ciclo você se encontra!

16 novembro 2006

Curativo Especial
AGE: Ácidos Graxos Essenciais
É uma formação oleosa originada de óleos vegetais polinsaturados, em especial os ácidos graxos essenciais, não produzidos pelo organismo humano, combinados com vitamina A e E e a lecitina de soja.
Promove a quimiotaxia e a angiogênese; acelerando, portanto, o processo de granulação do tecido. Favorece também o meio úmido.
Utilizado em lesões abertas não infectadas e na profilaxia de úlceras de decúbito. Pode ser associado a outros produtos, sendo que a troca deve ocorrer a cada 24h.

12 novembro 2006

Os dez melhores sites de consulta de saúde internacionais e nacionais para leigos.
Basta você copiar e colar no navegador.
Internacionais
Saúde e bem-estar
www.healthfinder.gov
www.medlineplus.gov
www.nih.gov
Coração
www.americanheart.org
Câncer
www.cancer.org
www.oncolink.org
Diabetes
www.diabetes.org
Remédios
www.fda.gov
Cirurgia
www.yoursurgery.com
Bem-estar
www.netwellness.com


Nacionais
Saúde e bem-estar
www.abeso.org.br
www.abcdasaude.com.br
www.boasaude.uol.com.br
Coração
www.cardiol.br
Câncer
www.inca.gov.br
www.hcanc.org.br
www.cancerdemama.org.br
Diabetes
www.diabetes.org.br
Alzheimer
www.alzheimermed.com.br
Aids
http://www.aids.gov.br/
Dicas Para Uma Pele Hidratada
Evite banhos muito quentes, pois podem desidratar a pele.
Esfolie a pele periódicamente, assim você remove as células mortas e permite que ela seja mais facilmente hidratada.
Use um hidratante específio para o seu tipo de pele diariamente,
o ideal é após o banho e antes de dormir, mas o mais importante é que você consulte um dermatologista para sua segurança.
Lembre-se, o importante é que você beba muita água, pois isso ajuda a manter a pele saudável.
Ter uma dieta equilibrada também ajuda ao seu organismo a deixá-la mais bonita.

03 novembro 2006

Olá pessoal! Na próxima semana - 06/11 ao 10/11 em toda rede municipal de saúde estaremos intensificando a busca a pessoas com lesões de pele. Principalmente as lesões chamadas de: hanseníase. Hanseníase é uma doença crônica proveniente de infecção causada por uma bactéria (Mycobacterium leprae). Seus sintomas são manchas brancas ou avermelhadas dormentes, dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés, partes do corpo com formigamento ou dormência, caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, nas mãos, nas pernas e nos pés. Com o avanço da doença, sem tratamento, pode ocorrer perda de partes afetadas. A forma de transmissão é pelas vias aéreas. Há duas formas da doença: paucibacilar e multibacilar.A diferença entre as duas formas é a quantidade de lesões: as paucibacilares - casos com até 5 lesões de pele e as multibacilares - caso com mais de 5 lesões de pele. O tratamento é feito a nível ambulatorial, medicamentoso. Sua duração irá depender de qual tipo de hanseníase que o cliente possui. É muito importante manter a regularidade no tratamento para alcançar a cura por completo.

02 novembro 2006

Olá a todos!!! Após um pequeno incidente: uma bela queda de moto... estou de volta! Hoje, deixo aqui um sincero agradecimento ao Dr Diego Maziel e à equipe de radiologistas do Hospital Vita, pelo bom atendimento e compreensão! Infelizmente, a equipe de enfermagem, deixou a desejar... Onde está a atitude de vocês?! Era somente mais um plantão? E as vidas das quais estavam sob sua responsabilidade? Estavam nos boxes enquanto sentados no posto de enfermagem aguardavam a hora passar? Lamento muito por vocês... Não é por menos que a profissão de enfermagem é tão mal falada... colaboramos para isso! Se você escolheu essa profissão, faça seu trabalho bem feito!
Lembre-se de seu juramento:
"Dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições".( Resolução COFEN-218).
Enfim, agradeço de coração, por tudo que fizeram por mim. Deus os abençoe!