22 novembro 2006

Transtornos de Humor - Depressão

Transtornos de Humor são doenças psiquiátricas resultantes de alterações químicas no cérebro e que levam a uma perturbação no humor, sendo a ansiedade e a depressão as mais freqüentes.
Hoje no Brasil são mais de 12 milhões (ansiedade) e 9 milhões (depressão) de pessoas que apresentam estas doenças.
Os Transtornos do Humor estão divididos em Transtornos Depressivos (“depressão unipolar”), Transtornos Bipolares e dois transtornos baseados na etiologia – Transtorno do Humor Devido a uma Condição Médica Geral e Transtorno do Humor Induzido por Substância.
Quero comentar algo sobre Depressão ou Hipotimia.
A depressão é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. A Depressão altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. A Depressão é, portanto, uma doença afetiva ou do humor, não é simplesmente estar na "fossa" ou com "baixo astral" passageiro. Também não é sinal de fraqueza, de falta de pensamentos positivos ou uma condição que possa ser superada apenas pela força de vontade ou com esforço.
Verifica-se o aumento da reatividade e sensibilidade para os sentimentos desagradáveis, podendo variar desde o simples mal-estar, até o estupor melancólico, ou seja, uma apatia extrema por melancolia. Caracteriza -se essencialmente por uma tristeza profunda, normalmente imotivada, que se acompanha de lentidão e inibição de todos os processos psíquicos. Em suas formas leves a Depressão se revela por um sentimento de mal-estar, de abatimento, de tristeza, de inutilidade e de incapacidade para realizar qualquer atividade. São pessoas com idéias de culpa, de indignidade, ruína, pecado e de auto-acusação.
O quadro clínico do estado afetivo depressivo é caracterizado pela inibição geral da pessoa, pela baixa performance global refletida pela lentidão e pobreza dos movimentos, pela mímica apagada, pela linguagem lenta, monótona e pelas dificuldades pragmáticas.
Se você conhece alguém com estes sintomas, procure auxílio médico. Em toda rede municipal de saúde em Curitiba haverá alguém disposto a te ajudar e auxiliar no tratamento.

Nenhum comentário: