28 novembro 2006

Anorexia

Nos último dias a mídia relatou bastante sobre Anorexia Nervosa. Você sabe o que é? Consegue identificar casos? Que tal ajudar?
Anorexia é transtorno alimentar no qual a pessoa recorre a certas estratégias para perda de peso buscando implacávelmente a magreza, o que, ocasiona um importante emagrecimento. O medo intenso de engordar, leva estas pessoas, geralmente mulheres na faixa de 12 a 20 anos, a não se alimentarem. Elas veêm os "pneuzinhos" aonde só há pele e osso. A pessoa fica desnutrida, o sistema imunológico cai podendo levar a morte.
A pessoa anoréxica sente: perda de peso em um curto espaço de tempo; alimentação e preocupação com peso corporal tornam-se obsessões; crença de que se está gordo, mesmo estando excessivamente magro; parada do ciclo menstrual (amenorréia); interesse exagerado por alimentos; comer em segredo e mentir a respeito de comida; depressão, ansiedade e irritabilidade; exercícios físicos em excesso; progressivo isolamento da família e amigos.
As complicações médicas incluem: desnutrição e desidratação; hipotensão (diminuição da pressão arterial); anemia; redução da massa muscular; intolerância ao frio; motilidade gástrica diminuída; amenorréia (parada do ciclo menstrual); osteoporose (rarefação e fraqueza óssea); infertilidade em casos crônicos.
A pessoa inicia uma dieta evitando os alimentos mais calóricos, depois com vômitos e até o jejum absoluto. O tratamento é a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar com apoio psicológico. è formado com uma equipe multidisciplinar com psicólogo, psiquiatra, clínico, nutricionista. O tratamento é longo. Às vezes é necessário acompanhamento por longo período.
Converse com sua filha, amiga... às vezes a busca de um padrão e beleza como a magreza das modelos hoje pode levara tristes tragédias.

Nenhum comentário: