18 novembro 2006

O ciclo da vida
A vida humana é freqüentemente dividida em várias etapas. Esta divisão é arbitrária, uma vez que todos os processos biológicos de modificação são lentos e progressivos – e muitas vezes coexistem uns com os outros, como o processo de envelhecimento e o de desenvolvimento, ambos se iniciando desde a concepção.
Quero comentar sobre o envelhecimento, o qual é o processo de desgaste da energia vital ao longo do tempo, um declínio da capacidade funcional do organismo. Podendo ser entendido como a consequência da passagem do tempo ou como o processo cronológico pelo qual um indivíduo se torna mais velho. Relaciona-se com a diminuição da reserva funcional, com a diminuição da resistência às agressões e com o aumento do risco de morte.
O envelhecimento é uma parte importante de todas as sociedades humanas, refletindo as mudanças biológicas, mas também as convenções sociais e culturais.
A idade é usualmente e arbitrariamente medida em anos e, na maioria das sociedades, o aniversário de nascimento é considerado um evento importante.
Mas nem pelo avanço da idade, devesse desistir de viver! A terceira idade deve ser também aproveitada! A aposentadoria não quer dizer o fim! Há pessoas idosas que se divertem muito! Namoros, bailes, excursões, diversão! Aproveite cada minuto da sua vida, independente de qual fase do ciclo você se encontra!

Nenhum comentário: