28 junho 2007

Evolução da Gravidez a cada Trimestre

Primeiro Trimestre
Assim que se descobre grávida, a mulher começa a sentir mudanças no corpo e no emocional. Sente-se frágil e costuma chorar a toa. Perda de peso, inchaço nas mamas, cólicas, sede e muita vontade de fazer xixi também são sintomas comuns nesta época. Enquanto isso, o então aglomerado de 100 células do óvulo fecundado é preso ao útero, começa a se desenvolver até virar feto. Ao final do primeiro trimestre, ele está formado e tem cerca de sete centímetros, fase em que seu sexo também pode ser conhecido.
As mamas poderão ficar inchadas e sensíveis, e a pele em volta dos mamilos poderá escurecer à medida que o corpo se prepara para produzir leite. O útero fica repleto de sangue rico em nutrientes e começa a se expandir, a fim de acomodar o feto em crescimento. Uma vez que isso exerce uma pressão maior sobre a bexiga, sente-se vontade de urinar com mais freqüência.
Até 70% das mulheres apresentam náuseas e vômitos durante os primeiros meses de gestação. O termo "mal-estar matinal" é empregado erroneamente, uma vez que esses sintomas podem aparecer -- e de fato aparecem -- a qualquer hora do dia ou da noite. Para a maioria das mulheres, as náuseas e vômitos diminuem após o primeiro trimestre.
Sentir-se cansada não é nenhuma surpresa -- o corpo está trabalhando em tempo integral para criar um abrigo para o bebê em desenvolvimento. Não só está ocorrendo a formação de placenta (o órgão que irá nutrir o feto até o nascimento), mas o corpo também está produzindo mais sangue e o coração está batendo mais rápido.
A fadiga também pode estar relacionada a estresse, uma vez que a mente também está trabalhando em tempo integral. A mulher fica se perguntando se está fazendo as coisas certas, se o bebê será saudável, se ela será uma boa mãe, e sobre como um recém-nascido irá afetar suas relações, sua carreira e suas finanças.
Algumas mulheres se sentem como se estivessem em uma montanha-russa de emoções durante o primeiro trimestre. É difícil apontar o motivo exato para cada alta e baixa, mas as flutuações hormonais, o aumento no estresse e na ansiedade, e os desconfortos físicos da gestação desempenham um papel fundamental nessas variações de humor.

Nenhum comentário: