18 junho 2007

Lupus Eritematoso Sistêmico


O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica de causa desconhecida, onde acontecem alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa, atingindo predominantemente mulheres.

O sistema imunológico é uma rede complexa de órgãos, tecidos, células e substâncias encontradas na circulação sanguínea, que agem em conjunto para nos proteger de agentes estranhos. Uma pessoa que tem LES, desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células normais, podendo consequentemente afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. Ou seja, a pessoa se torna "alérgica" a ela mesma, o que caracteriza o LES como uma doença auto-imune.

Mas não é uma doença contagiosa, infecciosa ou maligna. A maioria dos casos de LES ocorre esporadicamente, indicando que fatores genéticos e ambientais tem um papel importante na doença.O Lupus varia enormemente de um paciente para outro, de casos simples que exigem intervenções médicas mínimas, à casos significativos com danos à órgãos vitais como pulmão, coração, rim e cérebro.

A doença é caracterizada por períodos de atividade intercaladas por períodos de remissão que podem durar semanas, meses ou anos. Alguns pacientes nunca desenvolvem complicações severas.

Histórico:

Em 1851, o médico francês Pierre Lazenave observou pessoas que apresentavam "feridinhas" na pele, como pequenas mordidas de lobo. E em 1895, o médico canadense Sir William Osler caracterizou melhor o envolvimento das várias partes do corpo e adicionou a palavra "sistêmico" à descrição da doença.Lupus=lobo eritematoso=vermelhidão sistêmico=todo

Definição:

O "American College of Rheumatology", uma associação americana que reune profissionais reumatologistas, estabeleceu em 1971 e revisou em 1982, 11 critérios que definem o quadro de Lupus. Estes critérios foram modificados em 1997.

Uma pessoa pode ter LES se 4 critérios estiverem presentes:

Critérios de pele:

1 - mancha "asa borboleta" (vermelhidão característica no nariz e face)

2 - lesões na pele (usualmente em áreas expostas ao sol)

3 - sensibilidade ao sol e luz (lesões após a exposição de raios ultravioletas A e B)

4 - úlceras orais (recorrentes na boca e nariz)

Critérios sistêmicos:

5 - artrite (inflamação de duas ou mais juntas periféricas, com dor, inchaço ou fluído)

6 - serosite (inflamação do revestimento do pulmão - pleura, e coração - pericárdio)

7 - alterações renais (presença de proteínas e sedimentos na urina)

8 - alterações neurológicas (anormalidades sem explicações - psicose ou depressão)

Critérios laboratoriais:

9 - anormalidades hematológicas (baixa contagem de células brancas - leucopenia, ou plaquetas - trombocitopenia, ou anemia causada por anticorpos contra células vermelhas - anemia hemolítica)

10 - anormalidades imunológicas - (células LE, ou anticorpos anti-DNA, ou anticorpos SM positivos, ou teste falso-positivo para sífilis)

11 - fator antinúcleo positivo (FAN)

Nenhum comentário: