04 setembro 2007

Amizade


Amizade segundo o dicionário Aurélio Século XXI é:

Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual;


Estima, simpatia ou camaradagem entre grupos ou entidades;


Entendimento, fraternidade;. Benevolência, bondade.

A amizade e um tipo de união afetiva que se baseia na comunicação, no apoio mutuo, na compreensão, no carinho e na absoluta harmonia entre as pessoas,
Faremos uma pergunta intrigante: Existe amizade verdadeira em nossos dias?
É uma pergunta indubitavelmente muita difícil de ser respondida pelas bases frágeis em que se alicerçam muitas amizades.
Partimos do pressuposto que a amizade anima o psiquismo sendo bem conhecidos os seus benefícios quer para a saúde física assim como para a saúde mental, porque são ativadas áreas do cérebro e liberadas substancias hormonais que favorecem a alegria e o bem estar. Nos faz crescer e amadurecer ajudando a forjar nossa personalidade e nossas relações com os que nos rodeiam.
Um profundo sentimento de amizade ativa áreas muito particulares, geralmente infra utilizadas no cérebro, que produzem uma mescla especial de substancias bioquímicas.
A colaboração, o intercâmbio, o reconhecimento do outro, diminuem a agressividade, a desconfiança ou a própria tensão O apoio emocional que participa de toda a amizade e alegria compartida ativam o sistema imunológico e por conseqüência a homeóstase, que é a tendência à estabilidade do meio interno do organismo.
Ter amigos nos serve de conforto pois que em caso de necessidade é o primeiro a nos dar ajuda e consolo daí o dístico de Cícero(106-43 a C) Da amizade ”Amicus certus in re incerta cernitur” isto é “o amigo certo se reconhece numa situação incerta”
Não devemos entender por amizade a posse, assim como o direito de exigir ou obrigar o amigo a atender os nossos caprichos porém, dar-lhe liberdade e apoio mutuo, em caso contrário não é verdadeira amizade mas sim uma mescla de dominação e possessão.
O amor verdadeiro é um sentimento liberto de todo e qualquer compromisso de ficar submisso ao outro. Todos necessitam dar e receber amor, é uma capacidade de índole superior da qual o ser humano está instintivamente dotado desde que é um animal social por excelência e que constitui uma necessidade, já que uma existência sem amor supõe um vazio numa parcela importante de nossa vida psíquica.
Ao longo da vida estabelecemos numerosas relações interpessoais com a reciprocidade de nossos afeto de una forma mais ou menos intensa, dependendo da afinidade que sentimos por essas pessoas, da intensidade e freqüência de relação e de reciprocidade afetiva que dividimos com eles
De forma mais o menos inconsciente, damos afeto a pessoa que nos é cara e é evidente que esta pessoa retribua com carinho estabelecendo-se um vínculo afetivo que é a amizade.
Infelizmente nem sempre isso ocorre porque junto com a “amizade” caminha a ingratidão e sem querer o que era rico em dádiva reciproca transforma-se em desafeto que causam muitas mágoas e decepções.
O significado da amizade e algo que se instala na infância e estas primeiras aquisições influem em seu desenvolvimento posterior.
Em principio a criança se relaciona basicamente com sua família mais íntima tais como pais, irmãos, avós e tios e quando inicia o processo escolar inicia o socialização estabelecendo laços afetivos fora do lar. Descobre outras crianças de sua faixa etária, com características, algumas iguais e outras diferentes às suas. Aprende a compartilhar, a confiar e preferir pessoas da mesma idade. Tal fato quando o psiquismo da pessoa está em consonância com a normalidade, pois que em casos patológicos pode ocorrer a escolha de pessoas mais velhas ou vice-versa.
Há um duplo vínculo de forma que a personalidade da criança influi claramente no desenvolvimento de suas amizade e estas, por sua vez, também o fazem calcado na sua personalidade.
Nesta esta etapa é fundamental a aprendizagem que se faz a partir dos pais, de seus amigos e da relação que têm com eles.
É mais fácil uma criança ter amigos numa família que valorizam e potencializam os laços de amizade sendo comum preferir a amizade das casas de amigos do que as da sua própria casa onde muitas vezes é preterida a um plano secundário
A amizade entre os casais normalmente os cônjuges é uma relação intima de dar e receber em outras palavras de cumplicidade.
Deve responder as necessidades humanas de segurança, e sentirem-se compreendidos e queridos.
Em suma a amizade é uma forma de enriquecimento pessoal que aprendemos a dar e receber amor, a ser mais generosos, não perdendo de vista que podemos aprender das experiências do outro, de seus conhecimentos e de suas vivências.

Nenhum comentário: