21 setembro 2007

Saúde Bucal


Possuir dentes sadios é importante para uma boa alimentação, uma boa pronúncia das palavras, um bom hálito e uma mastigação correta.

A mastigação é a função básica dos dentes. Como sabemos, a digestão dos alimentos inicia-se na boca. Portanto, os processos da salivação e de uma mastigação perfeita possibilitam o total aproveitamento das substâncias que ingerimos.

Outra importante função dos dentes é o desenvolvimento harmonioso dos maxilares e músculos, garantindo ao rosto uma feição normal, saudável e de boa aparência. A falta de dentes altera o modo de falar, prejudicando a boa dicção, já que muitos sons são produzidos mediante a ação da língua sob os dentes.
Higiene bucal
Considerando-se que a placa bacteriana é o fator desencadeante das doenças bucais mais comuns, a limpeza da boca torna-se ação de extrema importância. Como a placa bacteriana forma-se a cada 24 horas, devemos, pelo menos em um período do dia, fazer uma excelente escovação dos dentes (de preferência à noite); e quanto mais escovações realizarmos durante o dia, melhor será, pois estaremos usando o dentifrício fluoretado que realizará o efeito tópico de defesa contra a cárie. A escovação realiza a função básica de limpeza mecânica dos dentes, tecidos, gengivas e língua. A remoção da placa entre os dentes é obtida através do uso do fio dental – o qual, além de ser agente de limpeza, também serve como meio de diagnóstico pois se ao passarmos o fio dental entre os dentes ele desfiar, prender ou, após o seu uso, a gengiva sangrar, isto significa que algo de errado pode estar acontecendo: É HORA DE VISITAR O DENTISTA!
Alimentação
A cárie dental é uma doença do homem civilizado, devido ao consumo de alimentos refinados, principalmente o açúcar. É importante que sua dieta seja balanceada para promover a sua saúde, para isso é necessário que ela seja constituída, aproximadamente, da seguinte maneira:
- 40 % de cereais, pães, arroz ou massas

- 20 % de vegetais

- 20 % de laticínios (leite, queijo, iogurte, etc)

- 10 % de frutas

- 10 % de carnes, aves, peixes e ovos

Nenhum comentário: