21 setembro 2007

Dermatite de Contato

A dermatite de contato é uma doença muito freqüente. É uma inflamação resultante da interação de um agente externo e a pele. Essa irritação pode ser por dois meios:
  • Imunológico: dermatite de contato alérgica
  • Não imunológico: dermatite de contato irritativa

Os irritantes da dermatite de contato irritativa produzem danos tóxicos diretos na pele. A substância irritante é aquela que causa uma reação inflamatória na maioria dos indivíduos quando aplicada em concentração suficiente e por adequado intervalo de tempo.

Os fatores que afetam a resposta da pele incluem: ·
A substância química e suas propriedades físicas
Concentração, veículo e duração da exposição;
Idade do paciente
Área de exposição
Dermatite sub-clínica (poucos sintomas) e carga genética
Fatores ambientais como temperatura e umidade

Podem ser:

  • agudas com reação aparecendo logo após a exposição, como um ácido;
  • cumulativas: são mais comuns, podem levar semanas, meses ou até anos para aparecer com múltiplas exposições a muitos irritantes leves como sabonetes e xampús, por exemplo.

Na dermatite de contato alérgica, concentrações relativamente pequenas do alérgeno podem ser suficientes para desencadear uma reação inflamatória, ao contrário das reações por irritantes. Após contato com a pele, a sensibilização ocorre em 5 a 21 dias. Havendo re-exposição ao agente específico, em 48 a 72 horas ocorre uma reação eczematosa no local do contato. Resulta do contato com uma substância com o qual foi anteriormente sensibilizado. Como exemplo temos o níquel das bijuterias, os perfumes e os cosméticos.
Pelo fato de muitos alérgenos serem irritantes, a irritação precedente é comum e pode aumentar a absorção do alérgeno.
A dermatite de contato alérgica pode ser aguda nas áreas de contato e pode generalizar-se ou crônica (semelhante à dermatite de contato irritante crônica).
Nos eczemas de contato das mãos, 80% são por irritante primário, enquanto somente 20% são por sensibilização. Na face, ocorre o inverso.

Um comentário:

branca2008 disse...

tinha dermatite de contato há 11 anos.fiz vários tratamentos com pouca resposta.ela sempre voltava e cada vez pior.era só na mão esquerda,depois começou a passar p/direita.há 2 meses voltei na dermatologista,que mandou usar Bepantol e luvas,mas luvas sempre usei sem melhora nenhuma.usei várias pomadas sem sucesso,até que minha mãe falou prá eu tentar usar Fibrase,uma pomada cicatrizante com cloranfenicol.usei e o resultado foi maravilhoso,com apenas 5 dias não tinha mais nada nas mãos.nem parece que sofri com isso 11 anos.sumiu tudo,já não estou usando luvas,sou costureira de jeans e mesmo assim elas agora estão perfeitas!estou muito feliz,pois as mãos eram minha vergonha,agora estão lindas de novo!