22 setembro 2007

História de Enfermagem



A Enfermagem, ao longo de sua evolução, apresenta três fases distintas:

- a empírica ou primitiva, no período anterior a Florence Nightingale;

- a evolutiva, também chamada de Idade de Florence; e

- a de aprimoramento, como é conhecida a fase atual.
A fase empírica é mencionada apenas como ponto de partida dos estudos de enfermagem. Nesta época, não havia profissionais ou equipamentos adequados, e o número de leigos que cuidavam dos doentes era elevado, o que colocava em risco a vida de várias pessoas.
A Idade de Florence, ou seja, a segunda fase, teve início com os trabalhos de Florence Nightingale, também conhecida como a "Dama da Lâmpada". Florence, devido ao seu talento e inteligência, é personagem marcante na elevação do status da atividade de Enfermagem. Durante cerca de cinco décadas (1854 a 1907), Nightingale lutou pelo reconhecimento desta tão combatida profissão, com seu incomparável espírito de sacrifício e renúncia.
Florence Nightingale, ao retornar da guerra da Criméia — onde teve a oportunidade de ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos — fundou a Escola de Enfermagem do Hospital Saint Thomas, que mais tarde receberia o nome de Escola de Enfermagem Nightingale. Lá foram criadas as bases do ensino de Enfermagem, com a preparação das primeiras enfermeiras diplomadas.
A terceira etapa do processo de desenvolvimento desta atividade é uma conseqüência dos conhecimentos acumulados por Florence Nightingale, representando um elevado privilégio para a atividade de Enfermagem.

3 comentários:

Unknown disse...

ola... gostei da historia de enfermagem, e como estudante do curso gostaria de saber mais ... A sra. teria como me emviar algo mais a cerca da historia da enfermagem e como foi a evolução como profissao... me ajudaria muito pois estou a procura pra minha monografia...
milumiloc@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi, gostei muita dessa pequena história e gostaria de receber a história de Florence mais detalhada...Obrigado.Tatiane
tatyta_22kinha@hotmail.com

Gisella disse...

Olá, estou pesquisando sobre o assunto, pois estudo para um concurso. Se tivesse algo a mais sobre a historia da Enferm, e pudesse me enviar por email, agradeceria. gisellaenferm@hotmail.com. Obrigada!!Gisella.