31 agosto 2007

Rubéola


A rubéola é uma doença aguda, benigna, infecto-contagiosa causada pelo Togavírus. É conhecida como "sarampo alemão" ou sarampo de três dias. É uma das poucas infecções virais que está associada à gênese de anormalidade fetais. Sua característica mais marcante são as manchas vermelhas que aparecem primeiro na face e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo inteiro. O contágio ocorre comumente pelas vias respiratórias com a aspiração de gotículas de saliva ou secreção nasal. A rubéola congênita, ou seja, transmitida da mãe para o feto, é a forma mais grave da doença, porque pode provocar malformações como surdez e problemas visuais na criança.

O período de incubação do vírus é de cerca de 15 dias e os sintomas são parecidos com os da gripe: · dor de cabeça; · dor ao engolir; · dores no corpo (articulações e músculos); · coriza; · aparecimento de gânglios (ínguas); · febre; · exantemas (manchas avermelhadas) inicialmente no rosto que depois se espalham pelo corpo todo.

Por causa de sua semelhança com várias outras enfermidades, o diagnóstico preciso de rubéola só pode ser obtido pelo exame sorológico.

O tratamento é sintomático. Antitérmicos e analgésicos ajudam a diminuir o desconforto, aliviar as dores de cabeça e do corpo e baixar a febre. Recomenda-se também que o paciente faça repouso durante o período crítico da doença. Criança que nasce com rubéola pode transmitir o vírus por até um ano. Por isso, devem ser mantidas afastadas de outras crianças e de gestantes. Vacina A vacina contra a rubéola é eficiente em quase 100% dos casos e deve ser administrada em crianças aos 15 meses de vida. Mulheres que não tiveram a doença devem ser vacinadas antes de engravidar.Recomendações· Quem não teve a doença deve evitar o contato com pessoas infectadas pelo vírus da rubéola; · Respeite as datas de vacinação de seu filho; · Gestantes devem tomar cuidado redobrado para não pegar a doença. Durante os três primeiros meses de gravidez, a rubéola pode ser transmitida para o feto e causar complicações como malformação congênita como alterações oculares e cardíacas. Em alguns casos, pode provocar aborto.

Nenhum comentário: